terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marketing sensorial na Moda!

        Alguém aí já ouviu falar sobre marketing sensorial? Sensorial vem de sensações podem ser elas através da audição, do olfato, do tato, da visão e do paladar. Hoje em dia as marcas do mercado não querem só vender a roupa, cada loja, cada marca de moda tem seu lifestyle, sua proposta, seu estilo de vida que é transmitido para os clientes através de vários fatores sensoriais como por exemplo: o layout da loja que você vê, o cheiro que está na loja e nas roupas, a música da loja, as embalagens que você vê e toca, as comidinhas e bebidas que dão nas lojas em lançamentos ou em ocasiões especiais, são tantas sensações que existem desde a hora que você entra na loja até a hora que você sai e elas são muitas vezes fatores determinantes na hora da venda.   
      Então é aí que entra a grande nova sensação no mercado que é o marketing sensorial auditivo através da música. Já pararam para pensar em como a música influi em tudo que nós fazemos no dia-a-dia e como a música pode transmitir diferentes idéias e sensações. Quantos momentos da nossa vida foram marcados por músicas, exatamente isso que as grandes marcas querem tentar através da música em suas lojas, criar momentos de felicidade, de bem estar pessoal para a venda de seus produtos e que fiquem marcados, que sejam lembrados pelos clientes para que eles sempre voltem.
     Esse meu post hoje é devido a uma palestra que tive na faculdade sobre marketing sensorial de uma empresa muito legal chamada Gomus- Music Branding, o tema da palestra foi “Produtos são construídos em fábricas e marcas são construídas na mente”. Super palestra, essa empresa Gomus faz músicas para várias lojas, grandes marcas do mercado (como a Osklen, a Auslander, a New Order, entre outras), essas músicas podem ser para os Fashion Shows das lojas( que precisam de músicas impactantes para atrair o cliente em um curto espaço de tempo), para dentro da loja (que é quando as vendas são feitas e o consumidor precisa sentir o feeling da marca), para a cabine da loja (colocando músicas dentro das cabines para quando a pessoa experimentar a roupa ela poder entra no clima daquele look), tanta novidade e tudo isso para atrair mais o cliente para aquele mundo da marca, para o ambiente, o estilo de vida, a imagem que aquela marca ou que aquela coleção quer passar, por exemplo quando as marcas mudam de coleção elas sempre mudam as músicas até porque os temas das coleções são diferentes e a empresa quer te passar isso, quer que você entenda melhor todo aquele processo de criação até chegar nas lojas.
       Consequentemente atraindo o cliente a ter boas sensações naquele ambiente a empresa consegue fidelizar os clientes e conquistar novos compradores para o seu mercado de moda, o cliente se sente mais especial em fazer parte de todo esse processo que é preparado cuidadosamente pelas grandes lojas. Antigamente não existia essa preocupação mas hoje em dia são tantas lojas e marcas de moda no mercado que cada loja busca o seu diferencial para atrair o cliente e dar o melhor customer service. Até mesmo os blogs de lojas de moda são um grande veículo para aproximar o comprador da empresa, construindo cada vez mais essa relação com o cliente.
        Super palestra né? Amei, espero que tenham aprendido um pouquinho, eu aprendi muito e não vejo a hora de aprender mais! Aí vai o site da empresa que fez a palestra: http://www.gomus.com.br/! Dá uma passada lá!


                           


             
                                               
                                                 

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